top of page

Comentários

WhatsApp Image 2020-10-22 at 11.58_edited.jpg

Luis Gouveia, B&G Yacht Deisgn

“Um jovem constrói seu barco com as próprias mãos e sai navegando pelo mundo.

Um Jovem casal com muita coragem, determinação e sonhos, mas sem muitos recursos, sai em um veleiro sem destino fixo, mas certos de que irão passar por lugares incríveis em uma viagem que todo o velejador de cruzeiro diz que um dia irá fazer.

Uma viagem deliciosa pelos encantadores atóis e ilhas do Pacífico, com todos os ingredientes de aventura, descobrimento e alguns perrengues esperados e inesperados.

Os relatos de um tripulante que chegou a capitão de um dos navios de uma famosa organização não governamental de proteção do meio ambiente em campanhas contra a caça predatória de baleias no Oceano Austral e Antártica.

Cada um deste tópicos, separadamente ou combinados, já foram utilizados e são a base criativa dos livros sobre náutica, cruzeiro a vela, aventuras antárticas, que levam milhares de pessoas a se aproximarem da náutica de cruzeiro, aprenderem a velejar e partirem para a realização de suas próprias aventuras.

Luis Manuel Pinho viveu intensamente esta vida nômade por mais de 25 anos e nos oferece neste livro um relato divertido, emocionante e humano das suas viagens e aventuras.  Um livro que deverá ocupar um lugar especial em muitas bibliotecas de bordo dos amantes do cruzeiro a vela.”

WhatsApp Image 2021-09-29 at 14.26.40.jpeg

Carolina Castro, Presidente, Sea Shepherd Brasil

Uma vida pouco usual, de aventuras e coragem para se expor a própria vulnerabilidade. Muitos de nós nem imaginamos como seria realizar nossos maiores sonhos enfrentando de frente o medo de errar. Navegar pelos mares, arriscar a própria vida para proteger o patrimônio de todos, explorar o mundo e a natureza humana em toda sua profundidade. Essa é a história de um navegador, que velejou pelo mundo, enfrentou os mares gélidos da antártica e os baleeiros que matavam em um santuário, construiu barcos, que além de barcos oceânicos eram a sua própria casa, e fez amizades duradouras mesmo na distância, como a minha.

Conheci o Luís em Vanuatu, um dos meus lugares preferidos no mundo, há muitos anos atras. Na época estávamos velejando pelo mundo, vivendo uma vida simples e quase de total subsistência. Luís já era um velejador experiente e generoso em compartilhar sua experiencia com todos. Lembro-me de como tinha amor pela construção de veleiros, o que depois, se tornou um projeto muito maior.

Para minha surpresa, anos depois encontrei o Luís também no ativismo ambiental, na Sea Shepherd, organização da qual eu já fazia parte antes de velejar. Também nesse contexto, Luís se demostrou sempre generoso e sábio, mesmo nas mais difíceis e complicadas missões. Um Capitão hábil e importante para todo sucesso em proteger o sistema marinho e nossas tripulações.

2-155_edited.jpg

Vilmar e Higina Braz, circumnavegadores, Veleiro Jornal

O Navegador Luis Manuel Pinho

com esta obra  nos dá oportunidade  de compartilhar das  suas viagens   pelos mares e oceanos do mundo.

O leitor poderá viajar , sonhar e alimentar a sua alma.

Com muita competência ele navegou,correu riscos, enfrentou desafios  superando todas as dificuldades que agora com o livro " Coração Nomade "teremos a

 oportunidade de compartilhar.

IMG_20210216_081910_edited.jpg

Rodrigo Sanchez,
Veleiro Estrippholia

No início de 2021 procurei o engenheiro Luis Manuel para construir um veleiro para dar a volta ao mundo. Eu era apenas mais um típico sonhador e minha experiência se resumia a algumas horas a bordo. A conversa foi boa e pouco depois saímos a velejar por cinco dias na baia de Ilha Grande num veleiro projetado por ele (um Pop Alu 32).

Dizem que o mar rapidamente desnuda as pessoas. Verdade. Ali conheci o capitão Luis, sério, humilde, honesto, gentil, engraçado, técnico e fonte inesgotável de histórias. Ou seriam estórias?

Confesso que desconfiei – e ainda desconfio - do que ele me contou das suas viagens por 25 anos pelo pacífico e antártica. Eram lugares, pessoas e situações tão incríveis que minha limitada criatividade jamais seria capaz de incluí-las no meu sonho de volta ao mundo, mas que foram confirmadas pelos personagens que ele me apresentou pelo caminho.

Agora, ao ler o livro, vi que os relatos não são reais. O livro é fruto do sonho que ele viveu intensamente, e que certamente irá inspirar tantos outros sonhadores a seguirem em frente.

 

bottom of page